terça-feira, fevereiro 08, 2005

O Suficiente

Há pouco tempo, estava no aeroporto e vi mãe e filha despedindo-se.

Anunciaram a partida, elas abraçaram-se e disse a mãe:

Eu amo-te filha. Desejo-te o suficiente.

A filha respondeu: * Mãe, nossas vidas juntas tem sido mais do que
suficiente. O seu amor é Tudo o que sempre precisei.
Eu também lhe desejo o suficiente. Elas beijaram-se e a filha partiu.

A mãe passou por mim e encostou-se na parede. Pude ver que ela
precisava chorar.

Tentei não me intrometer nesse momento, mas ela dirigiu-se a mim,
e perguntou:

* Você já se despediu de alguém sabendo que seria para sempre?

* Já, respondi. Minha senhora, desculpe-me pela pergunta, mas por
que é que foi um adeus para sempre?

* Estou velha e ela vive tão longe daqui. Tenho desafios à minha
frente e a verdade é que a próxima viagem dela
para cá será para o meu funeral.

* Quando se estavam a despedir, ouvi-a dizer "Desejo-te o suficiente".

Posso saber o que é que isso significa?

Ela começou a sorrir. É um desejo que tem sido passado de geração
em geração na minha família.
Meus pais costumavam dizer isso para toda a gente. Ela parou por
um instante e olhou para o alto
como se estivesse a tentar lembrar-se dos detalhes e sorriu mais
ainda.

* Quando dizemos "Desejo-te o suficiente", estámos a desejar uma
vida cheia de coisas boas o suficiente
para que a pessoa se ampare nelas. Então, virando-se para mim,
disse, como se estivesse recitando:

* **Desejo-lhe sol o suficiente para que continue a ter essa
atitude radiante.***

*** Desejo-lhe chuva o suficiente para que possa apreciar mais o
sol.**

*** Desejo-lhe felicidade o suficiente para que mantenha o seu
espírito alegre.**

*** Desejo-lhe dor o suficiente para que as menores alegrias na
vida pareçam muito maiores.**

*** Desejo-lhe que ganhe o suficiente para satisfazer os seus
desejos materiais.**

*** Desejo-lhe perdas o suficiente para apreciar tudo que possui.**

*** Desejo-lhe "olás" em número suficiente para que chegue ao
adeus final.**
*
Ela começou então a soluçar e afastou-se.

Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma
hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira
para esquecê-la.

Mande esta mensagem para as pessoas que você nunca esquecerá e
lembre-se de mandá-la de volta à pessoa que a enviou.

Se você não a mandar para ninguém, significa que você vive com
tanta pressa que se esqueceu dos seus amigos.

ARRANJE TEMPO PARA VIVER...

... Goza o crescimento dos teus filhos. Só os tens uma vez.

... Faz a viagem que há tanto planeias com a família.

... O trabalho é essencial mas a família é primordial.


* Querido(a) amigo(a),

**EU DESEJO-TE O SUFICIENTE !!!**


Zé Rodrigues